Torta de Maça Americana by Cinara
CATEGORIES
INGREDIENTS
  • Massa:
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1/2 xícara de gordura vegetal, em pedaços
  • 3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga, gelada e picada
  • 6 colheres (sopa) de água gelada
DIRECTIONS
  1. No processador, usando a lâmina, misture tudo (menos a água), ligando e desligando o motor até a massa ficar com pequenos pedaços. Com o motor ligado, adicione a água pelo tubo. Processe até que a massa solte dos lados da tigela. Retire e divida a massa em duas partes iguais. Em uma superfície polvilhada com farinha abra metade da massa formando um círculo. Forre o fundo e os lados de uma fôrma de torta de 22 cm de diâmetro com a massa. Faça o mesmo com a massa restante para cobrir a torta depois de colocado o recheio.
  2. Pré-aqueça o forno na temperatura média-alta.
  3. Recheio:
  4. 5 maçãs médias, sem casca e cortadas em fatias finas
  5. 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  6. suco de 2 limões pequenos
  7. 1 pitada de noz-moscada
  8. 1 xícara de açúcar misturado com canela
  9. Depois de fatiar as maçãs, cubra-as com o suco de limão. À parte, misture a farinha, a noz-moscada e o açúcar já misturado com a canela. Jogue sobre as maçãs, misturando bem. Distribua as maçãs sobre a massa, fazendo um “pico” no centro. Se quiser, espalhe pedacinhos de manteiga sobre as maçãs. Cubra com a massa restante, selando as bordas. Pincele com um ovo ligeiramente batido e faça vários furos na massa para que o vapor saia. Asse por 20 minutos. Abaixe a temperatura do forno para Média e asse por mais 20 ou 25 minutos. A massa deve dourar e o recheio deve estar borbulhando.
  10. Observações:
  11. 1. A massa pode feita “à mão”, usando um pastry blender ou duas facas para incorporar a manteiga e a gordura vegetal à farinha e ao açúcar.
  12. 2. A massa pode ser congelada por até 3 meses. Embale em filme de PVC e descongele na geladeira.
  13. 3. Sirva com sorvete de creme! Assim você terá a tradicional sobremesa americana "apple pie à la mode".