Coalhada Fresca by Cdb
CATEGORIES
INGREDIENTS
  • 1 L de leite pasteurizado, o de saquinho, usei o tipo C
  • 5 colheres de sopa de leite em pó, pode ser feito com o desnatado, mas usei o integral
  • 1 copo de 200 g de coalhada, pode ser iogurte natural
DIRECTIONS
  1. Leve o leite ao fogo e assim que ferver desligue o fogo.
  2. Espere amornar, a temperatura exata não sei, mas é assim que mede: estará na temperatura certa quando voce colocar seu dedo no leite e conseguir aguentar 10 s. Creio que deve ser em torno de40 graus C, para não matar o fermento. Assim que alcançar esse ponto coloque o leite em pó, dissolva bem e agregue a coalhada.
  3. Passe a mistura pra um recipente com tampa, feche-o e cubra com uma toalha grossa, ou uma manta, algo que faça uma "estufinha"- minha avó fala que é pra deixar a coalhada bem quentinha...- ela deve ficar assim por umas 12 h, ai ela coalhará e você poderá colocá-la a gelar.
  4. Fica incrivelmente boa no café da manhã, com mamão picado, uma farta colherada de coalhada e um pouco de granola. Mas antes que ela acabe, guarde um copo para a próxima vez q for fazer, servirá como fermento.
  5. Essa coalhada é muitooo boa, sua textura é delicada, mas mantém certa firmeza quanto a consistência( se quiser mais firme coloque mais leite em pó), a acidez é pequena, não é como as vendidas em potinho...ai eu adoro, só isso!!!