Charlotte De Maçãs E Damascos by Nigella
CATEGORIES
INGREDIENTS
  • 1 ¼kg de maçãs verdes (cerca de 6 unidades médias)
  • 2/3 de xícara de suco de laranja fresco
  • Raspas de 1 laranja
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/3 de xícara mais 3 colheres (sopa) de geléia de damasco
  • 8 colheres (sopa) de manteiga derretida – ou mais, se necessário
  • Um pão integral amanhecido cortado em fatias finas, sem a casca
  • 1 ovo grande
  • 3 gemas, batidas
DIRECTIONS
  1. Tempo de preparo: 1hora e 20 minutos, mais o tempo na geladeira
  2. Ingredientes
  3. 1 ¼kg de maçãs verdes (cerca de 6 unidades médias)
  4. 2/3 de xícara de suco de laranja fresco
  5. Raspas de 1 laranja
  6. 1 colher (sopa) de açúcar
  7. 1/3 de xícara mais 3 colheres (sopa) de geléia de damasco
  8. 8 colheres (sopa) de manteiga derretida – ou mais, se necessário
  9. Um pão integral amanhecido cortado em fatias finas, sem a casca
  10. 1 ovo grande
  11. 3 gemas, batidas
  12. Modo de preparar
  13. Descasque e retire as sementes das maçãs e corte-as ao meio. Divida cada metade em 4 pedaços e coloque numa panela. Junte o suco e as raspas de laranja, o açúcar e 1/3 de xícara de geléia de damasco. Coloque a panela sob fogo alto e deixe ferver. Abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar até as maçãs ficarem macias (cerca de 8 minutos). Cuidado para não deixar as maçãs desmancharem. Retire do fogo e deixe esfriar.
  14. Aqueça o forno a 350ºC. Unte generosamente com a manteiga o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível. Passe manteiga em cada um dos lados de cada fatia de pão (ou mergulhe-as rapidamente na manteiga derretida). Forre a fôrma com as fatias de pão umedecidas, arrumando-as bem junto umas das outras. Cuide para que a camada de pão seja bem homogênea, os buracos você preenche com mais pão, em pedaços. Pincele as extremidades das fatias de pão juntas com clara de ovo para uni-las e pressione uma contra as outra para que elas não se separem durante o cozimento.
  15. Acrescente as gemas ao recheio de maçã já frio e, com a ajuda de uma colher, despeje sobre a forma forrada com pão. Cubra com uma outra camada de pão umedecido e espalhe com cuidado por cima as 3 colheres de geléia restante como cobertura (você pode aquecer a geléia para ficar mais fácil de espalhar).
  16. Coloque a forma no forno. Asse por cerca de 45 minutos, até as bordas e o topo da torta dourarem. Retire do forno e deixe amornar ou ficar em temperatura ambiente. Para servir, remova as laterais da forma e corte a torta em fatias.
  17. Rendimento: 6 porções